11 de maio de 2019

Você tem o costume de observar as suas fezes? Se não, saiba que é extremamente importante, e elas podem refletir e ajudar a identificar problemas de saúde.

Quando a nossa microbiota intestinal não é saudável ficamos mais propensos a desenvolver:

👉🏻 estresse

👉🏻 insônia

👉🏻 deficiência de vitaminas e minerais

👉🏻 queda de cabelo

👉🏻 unha quebradiça

👉🏻 desânimo

👉🏻 imunidade baixa

👉🏻 depressão

👉🏻 compulsão alimentar

👉🏻 câncer

👉🏻 diabetes

👉🏻 ganho de peso

Segundo a Escala de Bristol os formatos das fezes são classificados em 7 tipos, são eles:

Tipo 1: caroços duros separados, em formato de bolinhas ou coquinhos, similar às fezes de carneiros. Difíceis de eliminar. Provavelmente existe uma deficiência de água, falta de fibras e excesso de refinados na dieta (açúcar, farinhas, carboidratos)

Tipo 2: em formato de linguiça, porém grumoso, segmentado. De consistência mais firme. As causas são iguais às do primeiro tipo. .

Tipo 3: em formato de linguiça, porém com ranhuras na superfície. Indicando que vc precisa aumentar mais o consumo de água e fontes de boas gorduras na alimentação. .

Tipo 4: em formato de linguiça ou cobra, lisa e suave, sai com facilidade, sem deixar rastros no vaso (ESSA É A IDEAL).

Tipo 5: pedaços moles, com margens bem definidas, facilmente evacuadas, pode indicar intolerância alimentar ou intoxicação e ou parasitas. Procure um médico.

Tipo 6: pedaços fofos, aerados, com margens irregulares, esfarrapadas. Sem consistência. Causas similares aos do tipo 5, verificar se há presença de muco ou sangue. Procure um médico.

Tipo 7: completamente líquidas.Pode ser indicativo de infecção, verifique se há presença de sangue e procure um médico o mais rápido possível.

Agora já sabe né, fique de olho nas suas fezes.

Cuidar da saúde intestinal é extremamente importante e fundamental. Falo sobre DISBIOSE no meu canal do YouTube, assista e entenda mais um pouquinho sobre o assunto.

Não deixe de seguir a nutri no Instagram @lidianenutri. Lá eu sempre posto essas e outras dicas.

Espero que vocês tenham gostado desse post, e não deixem de compartilhar em suas redes sociais.

Beijos da nutri 😉